Seja bem vindo ao nosso site Lagoa FM Lagoa dos gatos radiolagoafm87.com.br!

Hora Certa

Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 100236

Usuários Online: 1

Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Top Música
1
Clayton & RomárioMorena
2
Simone Mendes DOIS FUGITIVOS
3
Manu Bahtidão, Simone MendesDaqui Pra Sempre
Brasil

Gravidez na infância e adolescência ainda preocupa: Nordeste concentra 14,4% dos casos

O dado faz parte do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam 2025), divulgado nesta terça-feira (25)

Publicada em 26/03/2025 às 04:30h - 807 visualizações Adelmo Lucena Diário de Pernambuco

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Gravidez na infância e adolescência ainda preocupa: Nordeste concentra 14,4% dos casos
De acordo com o levantamento, o Nordeste fica atrás apenas do Norte, que tem 19,4% dos casos  (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Pelo menos 13.934 bebês nascidos no País, em 2023, foram de mães que tinham até 14 anos de idade na época. Desse total, 14,4% foram registrados no Nordeste, segundo o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam 2025), divulgado nesta terça-feira (25) pelo Ministério das Mulheres. A pesquisa é desenvolvida pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, vinculado ao órgão federal.

De acordo com o levantamento, o Nordeste fica atrás apenas do Norte (19,4%) no ranking que aponta a maior quantidade de adolescentes que deram à luz nesse período. A pesquisa destaca que, além de a gestação na adolescência ser considerada de risco (assim como a gravidez acima dos 35 anos de idade), ela está frequentemente associada à exclusão social e ao aumento da vulnerabilidade econômica.

Entre 2013 e 2023, o Brasil registrou mais de 232 mil nascimentos de bebês cujas mães tinham chegado aos 14 anos, o que representa 11,9% dos nascimentos no país. A legislação brasileira estabelece que a relação sexual com meninas até essa idade configura crime de estupro de vulnerável. “A gravidez na infância e na adolescência não é apenas uma questão de saúde pública ou de falta de acesso à educação sexual. É também resultado de uma interseção brutal entre a cultura do estupro, da pedofilia e da misoginia que permeia diversas esferas da sociedade”, diz o relatório.

Ao longo de dez anos, o número de meninas nessa faixa etária que deram à luz caiu 50,2%, mas o estudo destaca que “o percentual permanece consternador, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que continuam a concentrar os índices mais altos”. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou que os dados sobre violência sexual contra meninas são alarmantes e pontuou a necessidade da educação sexual para prevenir esses casos.

“É muito assustador o cenário de violência sexual contra meninas no Brasil, e temos visto o crescimento desse crime, principalmente entre crianças de 0 a 9 anos. São violações que acontecem, muitas vezes, por parte dos próprios familiares — pai, irmão, tio, avô — e dentro de casa”, disse a ministra.

No lançamento do relatório, realizado em Brasília, a deputada federal e coordenadora-geral dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, Benedita da Silva destacou que “a base do governo deve receber este relatório para compreender e compatibilizar o nosso orçamento com as demandas aqui colocadas. Não dá para a gente ver o feminicídio aumentando a cada dia. Todo dia temos uma notícia bárbara”.

Apesar de o relatório não trazer dados específicos sobre Pernambuco, segundo o balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), em 2023, o estado registrou 16.232 bebês nascidos de meninas entre 10 e 19 anos em 2023, o equivalente a 14% do total de nascimentos. Segundo Cleonúsia Vasconcelos, gerente da Atenção à Saúde da Mulher de Pernambuco, as adolescentes costumam deixar de frequentar os postos de saúde nessa faixa etária, o que dificulta o acompanhamento desse público.

“Aqui na Secretaria Estadual de Saúde, temos feito parceria com a Secretaria Estadual de Educação na formação de cursos sobre saúde, onde unimos profissionais da saúde e da educação para fortalecer a informação sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmitidas”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04

Copyright (c) 2025 - Lagoa FM Lagoa dos gatos - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD